Designer de Interiores ou Arquiteto??

Ocka apresenta diferenças entre o trabalho do arquiteto e do designer de interiores
Empresa esclarece foco de trabalho de cada profissional e
necessidades para composição de ambientes

Na hora de reformar ou construir, sempre surge a dúvida: qual profissional devo contratar para auxiliar no processo de construção ou reforma? Para auxiliar na definição do melhor profissional para cada fase da obra, a Ocka, empresa especialista em arquitetura e decoração de interiores, dá dicas sobre o principal foco de trabalho de cada um.

A empresa oferece os dois tipos de serviços ao cliente, que tem total apoio na composição do projeto, do início ao fim. Os profissionais da Ocka Camilo Rebouças, arquiteto, e Juliana Zorato, designer, ambos da Ocka, esclarecem as diferenças e funções de cada profissional.

O designer de interiores está apto a interferir em decisões como mobiliário, iluminação, acessórios e peças de decoração. O profissional pode, inclusive, criar peças e desenhar móveis exclusivos, de acordo com a necessidade do cliente. Ou seja, o designer visualiza a obra e alterações necessárias do ponto de vista da beleza e do bem-estar”, pontua Juliana.

De acordo com a designer, o objetivo é trabalhar com foco na composição e do layout do projeto, do ponto de vista do futuro morador, o que torna sua relação com o cliente mais humanizada. Contudo, o profissional não está apto a reestruturar paredes ou definir mudanças estruturais em um imóvel. Isso porque, em geral, o designer não tem conhecimento técnico para evitar problemas estruturais futuros.

Em geral, o designer pensa na ergonomia, na composição dos espaços, cores e formas, na iluminação adequada e nos detalhes da decoração. O arquiteto projeta a funcionalidade e trabalha para o ambiente”, explica a designer.

O arquiteto tem conhecimento técnico para projetar além do conceito de ergonomia e bem-estar. Em sua formação há base para cálculos e sistemas estruturais, estudo de colunas e paredes, o que permite, que o especialista avalie a necessidade de circulação, conforto, estrutura elétrica e hidráulica, funcionalidade do ambiente e a derrubada ou construção de paredes na estrutura do imóvel. Por lei, a execução de um projeto só pode ser realizada por um arquiteto, ou engenheiro civil.

O arquiteto trabalha com escalas que facilitam a utilização dos espaços e circulação das pessoas em um ambiente. Pensamos o projeto para tornar o ambiente integrado e cumprir a função idealizada junto ao cliente”, revela Rebouças.

A linha tênue que difere uma atuação da outra pode confundir o contratante no momento da escolha. Contudo, vale ressaltar que as funções não são concorrentes e sim complementares.

O trabalho em conjunto do arquiteto e do designer proporciona um ambiente harmônico, aconchegante, bonito e funcional. Unimos o útil ao agradável, o belo ao funcional”, esclarece Rebouças.

A Ocka aposta no trabalho conjunto destes profissionais. “A ideia não é que os profissionais concorram entre si, e sim, que extraiam do cliente a essência para desenvolver o projeto com a expertise de ambos”, finaliza Aurelio Costa, proprietário da Ocka.

Sobre a Ocka

Inaugurada em 2009, a Ocka é especialista em arquitetura e decoração de interiores e tem a missão de fazer com que os clientes experimentem um novo conceito de lar, com planejamento, design e bom gosto. Além dos projetos especiais desenvolvidos pelo Studio Ocka, a empresa trabalha com a marca Criare. Na capital paulista possui unidades de lojas na Vila Leopoldina e Morumbi e um estúdio exclusivo com a linha Ocka, em Pinheiros. (www.ocka.com.br)

Note! Assessoria de Comunicação – SP

Cibely Toller
E-mail: cibely.toller@notecomunicacao.com.br
Fone: (11) 37969067

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria