Games interativos podem causar lesões

Especialista alerta para tempo máximo da atividade, que não deve ultrapassar duas horas contínuas

Já foi a época em que os videogames se relacionavam a um estilo de vida sedentário que, cada vez mais, acometia jovens e adolescentes de todo o mundo. Com o desenvolvimento da tecnologia interativa, grande parte dos jogos exige que a pessoa realize movimentos ativos de braços e pernas que consomem calorias e requerem participação de, no mínimo, 80% do corpo.

De acordo com o ortopedista Rogério Teixeira, do Hospital e Maternidade São Luiz, é natural que o corpo apresente dores após a realização de movimentos repetitivos, principalmente quando o jogador não está acostumado com a atividade. A coluna é uma das prejudicadas por conta da movimentação dos ombros, mas os braços e os punhos são as partes do corpo mais utilizadas e, portanto, onde a dor costuma ser mais comum. “Nesses locais, as lesões também tendem a ser mais graves, pois podem se desenvolver para uma tendinite, por exemplo. Alongamentos podem até amenizar, mas não resolvem o problema. O ideal é evitar a sobrecarga”, explica o ortopedista.

Muitas vezes a pessoa passa dos limites porque não sente o cansaço, já que durante a prática são liberadas substâncias como a endorfina, que inibem as dores. Para que isso não aconteça, vale lembrar que o tempo ideal em frente ao videogame é de duas horas para adultos e de apenas uma hora para crianças, com pausas para ingerir líquidos e descansar os músculos.

Excessos à parte, o videogame pode trazer outros benefícios além da diversão. Durante um jogo que proporciona atividade física, chega-se a perder de 200 a 300 calorias a cada duas horas. “Hoje os games são indicados como atividade física e há, inclusive, diversos jogos voltados para isso”.

 

IMAGEM CORPORATIVA COMUNICAÇÃO S/C LTDA.

Juliana Andrade
E-mail: juliana.andrade@imagemcorporativa.com.br
Fone: (11) 35264568

Tags:,

1 comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria