Intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite?

O passo-a-passo para entender as diferenças entre as duas barreiras
Produtos à base de soja são alternativas para pessoas que não podem consumir leite

A soja e os produtos feitos à base do grão são bastante indicados como alternativa ao leite e seus derivados, principalmente para as pessoas que não podem consumi-los, porém, um ponto é vital esclarecer: intolerância à lactose e alergia à proteína do leite não são a mesma coisa.

A alergia à proteína do leite é uma reação do organismo quando entra em contato com as proteínas do leite; uma delas, a globulina é a principal. Ela faz com que o sistema imunológico do alérgico a reconheça como agressora, o que gera uma reação que tem como objetivo combater este agente estranho“, explica a nutricionista Fátima Corradini Domingues. Já a intolerância à lactose surge quando há dificuldade na digestão do açúcar presente no leite: a lactose. Isso ocorre devido à ausência ou pouca produção da enzima lactase, responsável por digerir a lactose.

As duas complicações têm sintomas parecidos, mas perfis distintos. A alergia à proteína do leite costuma afetar apenas bebês, pois está associada à substituição do leite materno pelo leite de vaca, principalmente antes do primeiro ano de vida da criança. “Nesta fase, o intestino ainda não está preparado para receber e digerir a proteína do leite, entendendo-a como estranha e invasora, o que provoca uma reação contra ela e em defesa do organismo“, esclarece a profissional. De acordo com Fabiana Raucci, também nutricionista, a complicação não persiste por toda a vida da criança. “Em 80% dos casos estas crianças voltam a consumir o leite por volta dos três aos cinco anos de idade, pois é quando o sistema imunológico cria maturidade, tornando-se tolerante as proteínas presentes no leite de vaca e seus derivados“.

Por outro lado, a intolerância à lactose, quando não genética, pode surgir em qualquer momento da vida já que se dá devido à diminuição ou ausência de produção da enzima lactase, ocasionada por lesões intestinais, quimioterapia, radioterapia ou até mesmo pelo processo natural de envelhecimento.

Os principais sintomas da intolerância à lactose são dores abdominais, gases (flatulência), sensação de inchaço, cólicas abdominais, diarreia. A alergia à proteína do leite provoca os mesmos sintomas além de outros, como dificuldades respiratórias, edema, lesões na pele (coceira, vermelhidão, dermatite) e vômitos, dependendo do grau da alergia.

Os tratamentos também são distintos:

É só falar em soja que a maioria dos brasileiros já faz cara feia. A fama de “gosto ruim”, porém, já está em processo de desmistificação. Atualmente, as indústrias do setor de alimentos estão empenhando-se para desenvolver produtos à base de soja sem o gosto característico do grão.

A linha SupraSoy, da Josapar, é uma das que investiu no sabor mais agradável da soja. Com processos de fabricação exclusivos e diferenciados, a marca é capaz de desenvolver alimentos em pó feitos a partir da proteína isolada da soja sem o seu natural gosto desagradável. Além disso, a SupraSoy investe em outros sabores, além do tradicional, como banana e chocolate. O consumidor que tem restrições ao gosto da soja, encontra nos produtos com outros sabores uma oportunidade de inserir a soja no dia a dia.

Sobre a Josapar

Viver com sabor. Este é o lema da Josapar, líder nacional do mercado de arroz. Com mais de 85 anos de tradição, a empresa possui sede em Pelotas (RS) e filiais em Recife (PE) e Itaqui (RS). Além do tradicional Arroz Tio João, a empresa produz, entre outras marcas, o arroz Tio Mingote, o arroz e o feijão Biju e a bebida e as barras de cereais SupraSoy, feito com proteína isolada de soja, o que lhe proporciona o melhor sabor do mercado. http://www.josapar.com.br/

Atitude Press Assessoria em Comunicação

(11) 2311-5889 | (11) 7727-2513 | ID 86*235467
Damaris Lago – damaris@atitudepress.com.br (11) 99985-1553
Bruno Surian – bruno@atitudepress.com.br (11) 99419-9343
Cristiano Caporici – cristiano@atitudepress.com.br (11) 7004-7838
Paulo Franco – paulo@atitudepress.com.br (11) 98822-3013

Tags:,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria