Os nutrientes que previnem o aparecimento da acne

Alimentos ricos em fibras, cálcio, zinco, vitaminas A, B2, B6
são os grandes aliados da prevenção

A acne define-se clinicamente por comedões, pápulas, pústulas, nódulos, cistos e/ou abscessos que podem deixar cicatrizes e sequelas psicológicas.

Alguns estudos mostram que não existe enfermidade que mexa tanto com a auto-estima como a acne, principalmente na adolescência.

A acne é mais comum em jovens e adolescentes, e seria até possível caracterizá-la como fisiológica em muitos casos, devido a freqüência com que ocorre nessa faixa etária.

Estima-se que 80% da população sofra de algum tipo de acne durante a vida. A predisposição genetica também é um fator importante, visto que quando os pais tiveram acne, os filhos tem 50% de chance de também ter.

A acne é, frequentemente, uma manifestação temporária da puberdade, já que ela depende da presence dos hormônios sexuais, por isso as lesões começam a aparecer na puberdade. Ela pode variar desde poros obstruídos (cravos pretos e brancos), espinhas e até mesmo nódulos.

Os principais fatores causadores da acne são a comedogênese (formação do cômedo), a produção de sebo, a colonização por uma bacteria chamada Propionibacterium acnes (P. Acnes) e o processo inflamatório.

Os dois primeiros são diretamente favorecidos pela mudança dos padrões estruturais da glândula por estímulo hormonal, que geralmente ocorre na adolescência.

Além da questão hormonal, existem outros fatores que estão bastante relacionados ao aparecimento da acne, em outras fases da vida e também na adolescência.

A acne pode ser sinal de disbiose, ou seja, quando existe uma alteração na microbiota intestinal e com isso a microbiota externa também muda, resultando em um aumento da bacteria P. Acnes, que esta relacionada com o aumento da acne.

Outro fator importante é que a pele também é um órgão que faz detoxificação, ou seja, a eliminação de toxinas. Então é comum que pessoas muito intoxicadas também apresentem o aumento do quadro.

E a alimentação, também desempenha papel importante. A ingestao de alimentos de alto indice glicêmico como arroz branco, pães, macarrão, doces, etc…causa aumento nos niveis de insulina, que estimula a produção de sebo pela glândula sebácea.

Diversos estudos comprovam que o leite e seus derivados apresentam forte relação com o aumento da acne, já que ele é um alimento que apresenta forte ação insulinemica.

Nutrientes e Acne:

Durante muito tempo se questionou os efeitos da alimentação na acne, mas estudos recentes tem mostrado que a dieta tem uma grande importância tanto no desenvolvimento da acne, quanto na melhora do quadro.

Sabe-se que a alimentação adequada á base do bom funcionamento de todo o organismo. Uma boa alimentação ajuda o individuo a não somente ter uma excelente qualidade de vida, mas também prevenir diversas doenças.

Dra. Natália Colombo

é Nutricionista pela UNIMEP-Universidade Metodista de Piracicaba, Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional Pela VP Consultoria Nutricional Divisão Ensino e Pesquisa em parceria com a UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul), Pós-graduada em Nutrição Clínica pelo GANEP, Mestranda em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da USP e Diplomada pelo Institute for Functional Medicine (IFM) em “Aplying Functional Medicine in Clínica Practice”, Baltimore – EUA, MBA em Administração de Empresas pela FGV-Fundação Getúlio Vargas.
Em 2012 participou em importantes congressos internacionais nos EUA, como a 10th International Conference realizada em março, na UCSB em Santa Bárbara, na Califórnia, EUA.

NCNUTRE – Nutrição Funcional Individualizada

Nutricionista Clínica Funcional: Dra. Natália Colombo
Alameda Lorena, nº 1304- 17º andar- cj 1701- Jardins – São Paulo.
Tel.: (11) 3083-4559
Horário de Atendimento: segunda à sexta das 10hs às 19hs.
e-mail: nataliacolombo@ncnutre.com.br
Site: www.ncnutre.com.br  
Acesse o site e acompanhe informações sobre a nutrição funcional, a importância da nutrição na saúde, detalhes sobre consulta, receitas, e um link para o blog da NCNUTRE, um canal interativo, com dicas, receitas, comentários sobre produtos e o que há de novo na alimentação, estudos científicos recentes pertinentes à saúde e beleza. A Dra. Natália Colombo está à disposição como fonte de informações sobres os vários temas da Nutrição. Mais informações para Imprensa.

JM- Assessoria de Imprensa & Comunicação

Jornalista: José Maria Filho – MTb 19.852
(11) 2866.2346/99804.1112
Josemaria.jornalista@ig.com.br

Tags:, ,

2 Comments Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria