Dicas sobre luminárias e lâmpadas

Especialista da Doutor Resolve indica qual a lâmpada e luminária ideal
para que seu projeto de iluminação seja um sucesso

Os efeitos da luminosidade em um ambiente fazem toda a diferença. Porém, para que um projeto de iluminação seja bem feito é necessário que o consumidor saiba escolher quais os modelos de lâmpadas e luminárias mais adequados e averiguar se sua rede elétrica está em perfeito estado. Lígia Franco, arquiteta da Doutor Resolve, explica que quando se trata de fios de alta tensão juntamente com a elegância na decoração, todo cuidado é pouco  

Considerada uma das partes mais importantes em um projeto de decoração, a iluminação além de deixar a casa mais bonita e confortável, pode proporcionar diferentes sensações ao ambiente e às pessoas que nele habitam. Um bom projeto de luz faz toda a diferença, seja para destacar um objeto ou para aumentar ou diminuir o tamanho de um cômodo, mas é necessário tomar cuidado para que o ambiente não fique nem iluminado demais, nem muito escuro. Para isso, existem diferentes tipos de lâmpadas, luminárias e a maneira correta de como e onde utilizá-las.

Para destacar pontos da casa, como paredes e cantos, ou dar ênfase em algum objeto diferenciado, o ideal é utilizar lâmpadas incandescentes, predominante na iluminação residencial no mundo todo por ser a mais antiga, ou halógenas, lâmpadas incandescentes que possuem elementos halógenos, como iodo ou bromo e que proporcionam maior eficiência luminosa e produzem muito calor. Apesar de serem vendidas à preços geralmente mais caros, esses modelos não geram prejuízos ao consumidor, pois não irão permanecer em atividade constante, apenas para efeito decorativo.

Perfeitas para serem utilizadas em iluminações panorâmicas, pois garantem a claridade total do ambiente quando necessário, as lâmpadas fluorescentes produzem menos quantidade de calor e emitem maior quantidade de luz, além de serem mais econômicas e durarem por muito mais tempo que as convencionais.

Existem tecnologias mais avançadas e que foram desenvolvidas mais para efeito decorativo, muito além do papel funcional de uma lâmpada, como é o caso das lâmpadas de LED (Light Emission Diode – Diodo Emissor de Luz) que são mais resistentes e duráveis e geram um consumo de energia muito baixo, compensando o custo inicial que normalmente é alto. O fato de ter vida útil muito longa e consumo baixo torna seu uso excelente para jardins, escadas, corredores ou mesmo indicando um caminho externo. Os LEDs também podem ser embutidos em um contra piso ou em projeto com sancas.

Luzes de fibra ótica também garantem uma iluminação bastante diferenciada. Existem três opções no mercado: a fibra ótica maciça, a multifios e o bastão ótico de acrílico. Todos os modelos possuem diversas opções de cores que proporcionam diferentes efeitos cênicos, podem ser utilizadas até mesmo dentro de piscinas.

Já as lâmpadas neon utilizam gás para gerar a luminosidade e são muito utilizadas em letreiros luminosos em boates e lojas, normalmente proporcionam um efeito bastante chamativo para o estabelecimento.

O modelo de luminária também é fundamental para o desempenho da fonte luminosa e dependendo da forma como é utilizada pode contribuir para a quantidade de luz disponível no ambiente, redução dos índices de ofuscamento e economia de energia. Atualmente existem diversos tipos: lustres, pendentes, plafons spots sobrepor e de embutir, todos com fixação no teto, e balizadores e arandelas com fixação na parede. Para superfície plana horizontal, há as opções de abajures e refletores, enquanto para superfície plana horizontal no chão, existem as luminárias de coluna. Dependendo do estilo de decoração, o usuário também pode optar por luminária artesanal ou oriental.

Independente da escolha, a arquiteta e gerente do departamento de engenharia da Doutor Resolve, Lígia Franco adverte que todos esses efeitos só são possíveis a partir do momento em que a instalação elétrica é feita da forma correta. “Quando se trata da rede elétrica e do contato com fios de alta tensão, todo o cuidado é pouco. Uma instalação realizada de forma errada e sem o acompanhamento de um técnico pode danificar toda uma estrutura e trazer resultados frustrantes“. É importante que haja supervisão de profissionais no momento da instalação, tanto arquitetos como eletricistas. “Os prejuízos vão do mau desempenho da lâmpada até riscos de um incêndio, por isso é importante que se contrate um profissional devidamente preparado para que o projeto de iluminação não deixe a desejar. O “faça você mesmo” nem sempre compensa.” completa a especialista.

Em relação aos cuidados na rede elétrica, Franco recomenda ficar atento se os fios estão encapados e não estão descascando, checar se tomadas e interruptores não estão aquecendo no momento em que são ativados e se há quedas frequentes do disjuntor e fios. Fumaça e mal cheiro também são sinais de um possível problema na rede elétrica.Essas são algumas ações preventivas, que não substituem o trabalho de um técnico. É indispensável a presença periódica de um profissional devidamente preparado na residência para que o projeto de iluminação não deixe a desejar” finaliza Lígia.

A Doutor Resolve possui técnicos especializados para instalação elétrica desse tipo de projeto. A rede oferece serviços de manutenção e instalação de fios, cabos, interruptores, quadros de luz, chuveiros, ventiladores, condicionadores de ar e aparelhos eletrônicos (home theater, computador, interfones, antenas, internet, extensões de telefone etc.)

Sobre a Doutor Resolve

Fundada em 2010 pelo empresário David Pinto, a Doutor Resolve vendeu 550 unidades em apenas dois anos de atuação no mercado, ocupando atualmente o posto de maior rede de franquias no segmento de reparos e reformas no país. As unidades da marca oferecem serviços de pintura, elétrica, alvenaria, hidráulica e jardinagem em imóveis de todos os estados, sempre com profissionais capacitados que proporcionam ao consumidor mais segurança e garantia de serviços bem realizados. A lista completa de franquias e dados de contato para investidores interessados em aderir à rede encontram-se no site www.doutorresolve.com.br

Atitude Press Assessoria em Comunicação

(11) 2311-5889 | (11) 7727-2513 | ID 86*235467 / @AtitudePress
Damaris Lago – damaris@atitudepress.com.br
Bruno Surian – bruno@atitudpress.com.br
Adriana Guedes – adriana@atitudepress.com.br
Larissa Baltazar – larissa@atitudepress.com.br
www.atitudepress.com.br

Tags:, , ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria