Dica: Saiba como preparar o macarrão

No Dia Mundial do Macarrão, saiba como preparar o alimento
Associação desmistifica mitos e verdades no preparo da massa

No próximo dia 25 de outubro, celebramos um dos alimentos preferidos em todo o mundo e presente em praticamente todas as mesas brasileiras: o macarrão. Por ser tão apreciado e consumido, são várias as formas de preparar e muitas dicas para uma boa massa. Por isso, a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima) chamou a nutricionista Priscila Rosa para dar um passo a passo de como preparar o macarrão e comentar algumas das técnicas.

A primeira ação é decidir a quantidade adequada. Uma boa conta é de 80g a 100g para cada pessoa. Isso porque o produto triplica de volume depois de cozido, e essa quantidade passará a cerca de 250g, o suficiente para um prato de tamanho médio. Para cada 100g o ideal é utilizar um litro de água, ou seja, se o jantar for para 5 pessoas, são necessários 5 litros de água para o cozimento. “É recomendado sempre utilizar uma panela grande, pois assim o macarrão tem mais espaço e não gruda”, explica a nutricionista.

Outra técnica bastante comum é colocar um fio de óleo ou azeite na água enquanto o macarrão cozinha. Isso realmente ajuda o macarrão a não grudar, mas pode prejudicar a aderência do molho depois. Uma dica é mexer delicadamente nos primeiros segundos. Além disso, a panela grande e bastante água também ajudam o macarrão a não grudar e, assim, o óleo não é necessário. “Isso vale para o macarrão comum, com farinha refinada. O macarrão de grano duro ou integral é mais durinho e mais difícil de grudar”, acrescenta Priscila.

O macarrão mais apreciado é aquele “al dente”, ou seja, com a consistência firme. Para saber o ponto certo, a melhor dica é pegar um fio com um garfo e experimentar. Se passar o tempo ideal de cozimento, a massa pode perder o sabor e ficar com uma consistência mais amolecida por conta do ressecamento do amido, o que deixa o macarrão mais difícil enrolar no garfo e prejudica a aparência final do prato. Por isso, muitas pessoas costumam passar a massa na água fria, para parar o cozimento, mas não é uma boa ideia. “A massa fica mais gostosa quente, e a água esfria o macarrão. A dica é adequar o tempo de cozimento, que varia de oito a onze minutos dependendo do tipo e do formato”, ressalta a nutricionista.

Também por conta disso, é importante acrescentar o molho e servir logo após o cozimento. “Eu costumo dizer que nós devemos esperar o macarrão, e não o macarrão esperar por nós”, diz o presidente da Abima, Claudio Zanão. É importante também calcular a quantidade certa de molho que, em geral, deve ter uma relação de ¾ com a massa. Ou seja, para cada 1kg de macarrão, use 750g de molho. Lembrando que as massas curtas (como pene ou parafuso, por exemplo) absorvem mais molho do que as massas longas, como espaguete ou talharim. “Também é interessante combinar massas curtas com molhos mais encorpados, como bolonhesa ou quatro queijos, e massas longas com molhos menos densos, como ao sugo”, acrescenta Zanão.

Outras dicas:

Sobre o Dia Mundial do Macarrão:

O Dia Mundial do Macarrão foi instituído em 25 de outubro de 1995 em Roma, durante o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), que reuniu os principais fabricantes em todo o mundo. No Brasil, o 3º maior produtor e consumidor mundial, a responsável pela comemoração é a Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima). O mercado brasileiro de massas alimentícias faturou em 2011 mais de R$ 6,1 bilhões, e foram consumidos mais de 1 milhão de tonelada. Nosso consumo per capita é de 6,2 kg por ano.

Sobre a Abima:

A Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima) representa os fabricantes de massas alimentícias, pães industriais e bolos no Brasil. Seus associados são responsáveis por mais de 85% do mercado nacional de macarrão e 60% de pães industrializados.
Mais informações acesse o site: www.abima.com.br

Tree Comunicação – tree.inf.br

(11) 3093-3637/ (11) 3093-3604
Carolina Almeida – carolina.almeida@tree.inf.br
Josy Alves – josy@tree.inf.br

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria