Varizes: tudo o que você queria saber

Especialista do Fleury Medicina e Saúde esclarece dúvidas comuns sobre varizes, mal que acomete 40 milhões de brasileiros. Exame Doppler ajuda a identificar varizes imperceptíveis

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as varizes acometem cinco vezes mais mulheres do que homens, chegando a atingir 60% da população feminina com mais de 50 anos. Estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular apontam que 50% das mulheres e 37% dos homens brasileiros desenvolvem varizes em algum grau. Diante desse quadro, e para orientar essa população, o radiologista André Paciello, do Fleury Medicina e Saúde, esclarece as principais dúvidas:

  1.  O que são as varizes? As varizes, por definição, são veias dilatadas. Aparecem mais comumente nos membros inferiores, mas podem surgir em qualquer outra parte do corpo.
  2. Em que idade costumam aparecer as varizes nos membros inferiores? A partir da terceira e quarta décadas de vida.
  3. Quais seriam as causas do seu surgimento? A causa mais comum relaciona-se aos componentes hereditários, acentuados por fatores externos, como hábitos posturais inadequados, sedentarismo, obesidade, musculação em excesso, uso constante de salto alto ou de calças muito justas, intestino preso, viagens longas e uso contínuo e prolongado de pílulas anticoncepcionais.
  4. E quais seriam as formas de prevenir? A doença pode ter seu curso modificado pela utilização de meias elásticas. É também importante evitar o sobrepeso e as condições de risco exemplificadas acima.
  5. Há maior prevalência em algum dos sexos? Sim, todas as pesquisas apontam que a prevalência é maior entre as mulheres do que entre os homens. Acredita-se que fatores hormonais atuando sobre a parede das veias sejam responsáveis por essa predominância.
  6. Como é feito o diagnóstico das varizes? Quando a dilatação das veias é visível na pele ou sob ela, o diagnóstico é clínico. Por outro lado, o estudo ultrassonográfico com Doppler é fundamental, porque nem todas as varizes são aparentes ao exame físico. A técnica utiliza-se do efeito Doppler para caracterizar o fluxo nos vasos sanguíneos, isto é, baseia-se na variação de frequência entre as ondas sonoras emitidas e as captadas pelo aparelho, produzida pelo movimento das hemácias no interior dos vasos. Para ficar mais claro, é semelhante ao que acontece quando ouvimos uma sirene de ambulância e, pela característica mais aguda ou mais grave do som, sabemos se está se aproximando ou se distanciando. O exame é extremamente simples e não há necessidade de utilização de radiação, contraste ou qualquer preparo.
  7. Por que o diagnóstico precoce de varizes é importante? Em geral a doença varicosa inicia-se com pequenas veias avermelhadas e azuladas na pele, progredindo para varizes mais calibrosas com sintomas associados, como inchaço e dor na perna ao final do dia, até aparecerem as úlceras, que são feridas bastante dolorosas e de difícil cicatrização. O diagnóstico antes dessa fase é fundamental para evitar o desconforto, e para prevenir as complicações, como tromboses e até mesmo úlceras, isto é, feridas profundas, bastante dolorosas e de difícil cicatrização.

Sobre o Fleury Medicina e Saúde

Referência nacional em medicina diagnóstica, o Fleury oferece mais de 3 mil diferentes testes em 37 diferentes especialidades médicas. Também é precursor no conceito de centro médico integrado que, entre outras vantagens, oferece uma solução diagnóstica completa, assessoria médica além de serviços singulares como a Vila da Saúde e o Gestar. Seu serviço de Check-up oferece soluções para empresas e clientes individuais, além de produtos diferenciados como o Check-up Fitness, para atletas iniciantes ou profissionais, e o Check-up do Viajante, para aqueles que pretendem viajar para localidades de risco. Além da área diagnóstica, o Fleury mantém o serviço de vacinação e o núcleo de aconselhamento genético, para detecção de risco para doenças genéticas e oncológicas. Há ainda o serviço de Promoção de Saúde, que atende clientes empresariais e individuais de forma integrada. O Fleury possui 22 unidades de atendimento nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), Barueri (SP), Campinas (SP), Jundiaí (SP) e Rio de Janeiro (RJ), além de Brasília (DF).

A4 Comunicação – tel. (11) 3897-4122

Silvia Angerami – silviaangerami@a4com.com.br
Fernando Salgado – fernandosalgado@a4com.com.br
Curta o Fleury no Facebook: www.facebook.com/pages/FleuryMedicinaeSaúde
Siga o Fleury no Twitter: http://twitter.com/fleury_online

Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria