Biópsia: tire suas dúvidas

Médicos do Fleury Medicina e Saúde explicam por que não é preciso
temer o procedimento, cada vez mais comum

Quando o médico solicita uma biópsia, é comum que o paciente fique amedrontado. Mas esse é um procedimento cada vez mais frequente, pois pode auxiliar no diagnóstico precoce de muitas doenças, evitando assim que se agravem. Além disso, atualmente, a biópsia pode ser guiada por imagem, o que torna o exame mais preciso e seguro. Veja as principais dúvidas e respectivas respostas sobre biópsias:

1 – Biopsia dói?

Em geral, não. Nos casos em que o paciente pode sentir dor, é feita anestesia.

2 – As biópsias precisam ser feitas necessariamente em ambiente hospitalar?

Não. Podem ser feitas em ambiente ambulatorial, desde que o local apresente boas condições de segurança para essa prática. Isso tem como vantagens a menor probabilidade de infecção relacionada ao procedimento, assim como mais comodidade e conforto, além de custos mais baixos.

3 – O procedimento é demorado?

Habitualmente, o procedimento em si não é demorado, mas, após alguns tipos biópsias, o paciente pode precisar permanecer em repouso por até cinco horas, por precaução, para monitorar possíveis complicações imediatas.

4 – E os resultados sempre demoram?

Não. Eles dependerão do tipo de análise que será feita no material obtido na biópsia e pode variar de algumas horas a até três dias.

5 – A biópsia custa caro?

Os exames que não envolvem internação costumam ter um preço mais baixo do que aqueles que exigem que o paciente seja internado.

6 – A biópsia pode envolver também algum tipo de tratamento, ou é apenas diagnóstica?

As biópsias têm objetivo diagnóstico, embora algumas vezes possam ser imediatamente seguidas por procedimentos terapêuticos. Por exemplo, após uma biópsia, procedimentos terapêuticos para minimizar dor e desconfortos podem ser necessários.

O Fleury inaugurou, em dezembro de 2011, o Centro de Procedimentos guiados por Imagem na Unidade Higienópolis, com o objetivo de proporcionar comodidade e segurança ao paciente que precisa fazer uma biópsia, em ambiente ambulatorial com estrutura adequada e segura para sua realização.

Porta-vozes:

Flávio Pimentel, Sérgio Ajzen e Luciano Chala, médicos radiologistas especializados em punções e biópsias orientadas por imagem do Fleury Medicina e Saúde.

Sobre o Fleury Medicina e Saúde

Referência nacional em medicina diagnóstica, o Fleury oferece mais de 3 mil diferentes testes em 37 diferentes especialidades médicas. Também é precursor no conceito de centro médico integrado que, entre outras vantagens, oferece uma solução diagnóstica completa, assessoria médica além de serviços singulares como a Vila da Saúde e o Gestar.
Seu serviço de Check-up oferece soluções para empresas e clientes individuais, além de produtos diferenciados como o Check-up Fitness, para atletas iniciantes ou profissionais, e o Check-up do Viajante, para aqueles que pretendem viajar para localidades de risco. Além da área diagnóstica, o Fleury mantém o serviço de vacinação e o núcleo de aconselhamento genético, para detecção de risco para doenças genéticas e oncológicas. Há ainda o serviço de Promoção de Saúde, que atende clientes empresariais e individuais de forma integrada. O Fleury possui 22 unidades de atendimento nos municípios de São Paulo (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP), Barueri (SP), Campinas (SP), Jundiaí (SP) e Rio de Janeiro (RJ), além de Brasília (DF).

A4 Comunicação

(11) 3897-4122
Silvia Angerami – silviaangerami@a4com.com.br
Fernando Salgado – fernandosalgado@a4com.com.br

Tags:

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria