Planejando o próximo ano

Psicóloga apresenta técnica para planejar o próximo ano 

Todo final de ano é a mesma coisa. As pessoas fazem uma retrospectiva e avaliam o que construíram e o que deixaram de fazer no ano que está terminando. Embora seja um momento de muitos conflitos – e algumas vezes decepções – todos carregam em si um sentimento único: ESPERANÇA

Segundo a Dra. Dulce Barros, psicoterapeuta, trata-se de um sentimento comum e muito produtivo. Em seu consultório, a profissional ensina uma técnica para os seus pacientes se prepararem para o novo ano, mas sempre avaliando o ano que passou. “Não importa o que se conseguiu ou não, mas todos aprendemos com os sucessos ou decepções. É preciso considerar esse aprendizado para traçar novos objetivos”, disse.

 E agora, pegue papel e caneta e responda:

 Primeira etapa:

  1.  Quais eram os seus objetivos para 2019, você os tinha?
  2.  Se positivo, quais conseguiu concluir?
  3.  Em relação aos objetivos atingidos, como pretende lidar com eles no próximo ano?
  4.  E os que não concluiu, tente definir o porquê?
  5.  O que aprendeu nesse ano?
  6.  O que percebeu sobre você com o que aprendeu?
  7.  Agora liste: Medos, Temores, Receios
  8.  Se não os tivesse teria feito uma lista diferente dos seus objetivos?

A psicoterapeuta alerta que esses sentimentos devem ser trabalhados e, muitas vezes, a ajuda profissional é importante. “A terapia é uma fonte de autoconhecimento e só assim poderemos enfrentar os medos e modificá-los”, alerta.

Segunda etapa:

  1. Após responder as questões, guarde-as em sua memória. Coloque-se em estado de relaxamento (uma música suave pode ajudá-lo)
  2. Com base no que já foi respondido, tente lembrar-se do Natal e Ano Novo em 2018 e os planos que traçou naquele exato momento. E aos poucos proponha diferentes expectativas para 2020-2021.
  3. Vamos focar em 2020. O ano começou. Como pretende viver esse novo ano? Quais as decisões e caminhos que pretende seguir e como desenvolvê-los ao longo do ano?
  4. Qual será o nível de esforço que terá que fazer para atingir esses objetivos?

Dra. Dulce Barros aconselha colocar todos os objetivos no papel e tentar estabelecê-los por período. Porque dessa forma, você poderá avaliar melhor as atitudes necessárias para atingir os seus objetivos. “Faça o que de ti depende, de resto seja apenas firme nos seus propósitos e tranquilo. E para isso, diferencie o que depende apenas de você e o que não depende”, sugere a psicoterapeuta.

Teca Pereira

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