Olhar cansado: o que fazer quando o Botox® não resolve?

Botox® levanta a expressão.
Mas é a blefaroplastia que corrige problemas como pálpebras caídas e bolsões de gordura

blefaroplastia01As injeções de toxina botulínica são um recurso estético adotado cada vez mais cedo por quem quer manter uma expressão jovem. Elas têm o poder de ‘apagar’ linhas de expressão, vincos e pés de galinha que invariavelmente aparecem com o tempo e acabam revelando a idade. Também são usadas para levantar a ponta do nariz e arquear as sobrancelhas, tornando o olhar mais atraente. Mas, o que fazer quando só o Botox® não resolve o problema do olhar cansado?

Na opinião do doutor Vitorio Maddarena, diretor da Clínica Maddarena, em São Paulo, dependendo do tipo de pele, das condições gerais do paciente, e até mesmo da expectativa individual, a blefaroplastia (cirurgia plástica palpebral) é o recurso mais indicado para remover o excesso de pele da pálpebra superior, eliminar aqueles bolsões de gordura e líquido que se acumulam sob os olhos, e inclusive corrigir alterações na margem palpebral (que dá impressão de olho caído). Trata-se de um procedimento que pode ser complementado pelo Botox®, já que é utilizado para corrigir a volumetria, enquanto a toxina botulínica é usada para corrigir a movimentação excessiva, a dinâmica facial.

Na blefaroplastia tradicional, a incisão geralmente é feita bem rente à linha dos cílios inferiores. Já na pálpebra superior, coincide com a prega que se forma quando estamos de olhos abertos. Mais recentemente, entretanto, incorporamos o uso do laser nesse procedimento, viabilizando cortes internos por via transconjuntival que não deixam nenhuma cicatriz aparente. No pós-operatório, compressas de gaze embebidas em água mineral fria garantem alívio nos dias seguintes, sendo que o resultado pode ser conferido entre 10 e 15 dias depois”, diz Maddarena.

De acordo com o especialista, a blefaroplastia também pode ser associada ao lifting de supercílio ou ao preenchimento com ácido hialurônico em toda região dos olhos e sobrancelhas (periorbitária).Com o tempo, a pessoa às vezes acaba adquirindo uma aparência cansada ou até mesmo carrancuda. A blefaroplastia pode contribuir muito para a pessoa voltar a ter uma expressão facial jovem e saudável. Até mesmo a disposição física e emocional costuma se apresentar mais dinâmica com o rejuvenescimento da expressão facial”.

O cirurgião plástico explica que o olho é uma esfera do tamanho de uma bola de pingue-pongue apoiada sobre cinco bolsas de gordura: duas em cima e três embaixo. Com o passar do tempo, essas bolsas escorregam para frente, formando a papada (ou bolsões).A cirurgia tradicional simplesmente retira a parte que escorregou. De início, o resultado é bom. Mas, após alguns anos, esse volume removido poderá fazer falta, deixando o estigma de olho operado justamente pela falta de volume – já que o problema não era excesso e sim malposicionamento das bolsas palpebrais. Quando é feito o reposicionamento, o resultado é mais natural, além de proporcionar um pós-operatório mais suave, com recuperação mais rápida”.

Além de ser uma ótima opção para ‘mulheres 40+’, o cirurgião plástico chama atenção que a blefaroplastia é um dos procedimentos mais realizados em pacientes do sexo masculino nos últimos anos. Basta reparar como, apesar de mais velhos, os políticos José Serra, Eduardo Suplicy, e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso parecem mais jovens hoje em dia do que há dez anos.

Dr. Vitorio Maddarena

Cirurgião-plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), e diretor da Clínica Maddarena, em São Paulo – www.clinicamaddarena.com.br

Press Página Projetos de Comunicação

H H Paiva – ME
Redação
E-mail: redacao3@ppagina.com.br 
Fone: (11) 28944476

Tags:, , ,

1 comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria