Dica: Espelhos, muito mais que refletir imagens

Docente do Senac dá dicas de como utilizar o objeto em diferentes espaços da casa
para transformar e valorizar o ambiente  

espelho02Os espelhos são e sempre serão elementos clássicos na decoração. Com diferentes modelos, formatos, molduras, instalados em móveis ou paredes, com ou sem iluminação posterior, simétricos ou não, eles sempre estarão lá: refletindo, ampliando espaços e tornando seu ambiente mais elegante. Segundo Fernanda Mariotto Danelli, docente de design de interior do Senac Campinas, quando bem utilizados, os espelhos são capazes de ampliar o espaço, refletir e duplicar peças interessantes, melhorando a iluminação do ambiente e gerando amplitude.

O importante é saber como usá-los em diferentes ambientes da casa. A primeira dica da docente é para o hall de entrada. “Sendo um ambiente tanto de chegada quanto de partida, é uma peça essencial para a visualização do seu look antes de sair de casa. Isso ajuda, inclusive, na autoestima”, diz. Importante: nesse ambiente ele deve estar instalado em um local de fácil visualização, seja em uma das paredes ou apoiado no piso, com uma grande moldura, tudo depende do estilo da casa, mas ele não pode faltar.

Já na sala de jantar, se bem empregado, o espelho pode até duplicar o tamanho da mesa de refeições. “Nesse ambiente os painéis trabalhados em assimetria, volumetria ou bisotê, que proporcionam um acabamento especial ao espelho, substituem facilmente um quadro e ficam ótimos. Só tome cuidado para não dividir o espelho em peças muito pequenas, pois isso faz com que a sensação de amplitude fique reduzida”, completa Fernanda.

Segundo Fernanda, no dormitório ele tem sido utilizado com frequência, principalmente em painéis que rodeiam o criado-mudo, enfatizando a cabeceira. “O criado-mudo com espelho está super em alta, ele fica camuflado em meio à decoração”, afirma.

Não podemos nos esquecer dos banheiros, onde, segundo a docente, há inúmeras formas de se instalar um espelho. Tudo vai depender do estilo da casa e do gosto dos moradores. “Pode-se usar em grandes espelhos atrás dos quais a iluminação parte, em espelhos instalados nas portas de armários altos, em espelhos que vão do teto ao rodapé, ou até nos tão charmosos espelhos venezianos. Pode-se pensar ainda no uso dos espelhos inclinados acima da bancada, para que você se veja totalmente”, opina.

Tendências

Móveis revestidos com espelhos são peças muito atuais e capazes de dar elegância para qualquer ambiente. “Aparadores, mesinhas de centro ou laterais, escrivaninhas,cômodas e penteadeiras com partes ou totalmente revestidos em espelho, ou até em mesas de jantar com tampo em espelho. Se você tem um móvel antigo ou mesmo um aparador que já não tem muita graça, revista com espelho. Ele vai transformar seu ambiente com muita elegância e personalidade”, diz Fernanda.

As molduras também conferem muito charme à peça e podem ser dos estilos mais variados: laqueada, envelhecida, dourada, em madeira de demolição, moldura em espelho, enfim, pode-se usar molduras da mais simples e básica até a mais trabalhada e clássica, desde que a composição do ambiente fique harmônica. E não é preciso fazer com que a moldura combine com o restante do ambiente, o contraste também pode ser muito bem-vindo e gerar um resultado muito interessante.

Dicas da docente do Senac:

Newslink

CIANEWS SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO LTDA.
Janaina Nascimento
E-mail: janaina@newslink.com.br 
Fone: (19) 35792233

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria