Fatores de risco: o coração da mulher

Dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher.
O coração feminino é um dos mais afetado por alguns hábitos de vida moderna.

mulher_coracao01O atual estilo de vida das mulheres exige muito de sua saúde mental e física. Hoje, as mulheres quebram o rótulo de “sexo frágil” e carregam enormes e variadas responsabilidades, como cuidar da casa, dos filhos e do casamento, tudo isso aliado à pressão da rotina profissional e da correria das grandes cidades.

Mesmo com inúmeras tarefas, as mulheres reconhecem a necessidade de cuidar da saúde, o que é imprescindível para que suas vidas tão aceleradas não sejam prejudicadas por qualquer tipo de problema. Apesar disso, existe um importante órgão que não tem a devida atenção do sexo feminino: o coração.

O que muitas mulheres não sabem é que seus corações têm seu funcionamento afetado por alguns aspectos estritamente femininos como, por exemplo, a menopausa. “Nesse período ocorre a perda acentuada da quantidade de estrogênio, hormônio feminino responsável pela manutenção do revestimento dos vasos sanguíneos. Com isso, os vasos ficam mais dilatados, ocasionando queda de pressão sanguínea, o que diminui o ritmo do coração”, explica o Dr. Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI).

Além da menopausa, tratamentos comuns entre as mulheres, como pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal também influenciam negativamente o coração. “No caso da ingestão de anticoncepcionais, o risco de trombose – formação de grandes coágulos que impedem a passagem sanguínea – ocorre devido ao excesso de estrogênio presente no medicamento”, salienta Dr. Queiroga. Felizmente esse quadro vem se modificando ao longo dos anos, com a diminuição da quantidade do hormônio nas pílulas mais modernas.

Segundo dados divulgados na França no ano passado, entre as pessoas que sofreram um infarto abaixo dos 60 anos, 25,5% delas foram mulheres. Dr. Queiroga confirmam que realmente o maior risco de infarto está entre mulheres. “Estima-se o risco delas desenvolverem doença coronária seja de 32% em mulheres acima dos 40 anos de idade. O risco da ocorrência de infarto é proporcional ao número de fatores de risco que a mulher apresenta, sendo que a entrada na menopausa dobra ou triplica este risco”. Outros fatores de risco para a saúde do coração feminino encontram-se em hábitos presentes na vida de muitas mulheres como o tabagismo, excesso de peso, colesterol alto, hipertensão, sedentarismo e dieta alimentar inadequada. “Há 20 anos a proporção de mulheres infartadas era de uma a cada dez pessoas acometidas pelo infarto. Hoje isso aumentou para três mulheres a cada dez casos de infarto, devido aos hábitos de vida da mulher moderna”, ressalta o Dr. Queiroga.

Campanha Coração Alerta

A SBHCI e a SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia – uniram-se para promover a Campanha Coração Alerta. No site (www.coracaoalerta.com.br), a população tem acesso às matérias e vídeos que, de maneira informativa, abordam temas relacionados à saúde do coração e os riscos de doenças cardíacas.
Além disso, o conteúdo é divulgado por meio dos perfis nas redes sociais:

Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista

Fundada em 1975, a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista – SBHCI – é uma entidade sem fins lucrativos que tem como principais objetivos zelar pelo nível ético, eficiência técnica e sentido social do exercício profissional da Cardiologia Intervencionista. A entidade é responsável por regulamentar à concessão do título de especialista, estabelecer normas e fiscalizar os serviços de cardiologia intervencionista, denunciando às autoridades competentes o não cumprimento das exigências mínimas de funcionamento. Além disso, a SBHCI promove cursos de atualização para estimular os estudos, à pesquisa científica, tecnológica e à educação continuada.

Ogilvy Public Relations

Nadia Sousa
Tel: (11) 3769-8718
nadia.sousa@ogilvy.com
Carla Meneghini
Tel: (11) 3769-8719
carla.meneghini@ogilvy.com
Luisa Lorente
Tel: (11) 3769-8751
Luisa.lorente@ogilvy.com

Tags:, ,

Nenhum comentário Quero comentar!

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud

Dados do Autor

Diversos Autores

Diversos autores colaboraram nos textos existentes no EsteticDerm. Alguns dedicaram suas matérias de forma específica. Outros foram colhidos em sites que disponibilizam material e publicados após análise e aprovação da equipe de editores. As fontes na Internet são muitas mas sempre haverá busca, análise e aprovação do texto seja qual for sua origem. O enfoque principal é beleza e saúde do corpo humano embora tenhamos áreas de leitura geral. Muitas das publicações foram elaboradas por autoridades no assunto proposto. O conteúdo dos textos, artigos e matérias é de responsabilidade total de seus autores.

Email Site /blog

Dados desta matéria